08 março 2006

Um Livro à Quarta (X)


O Principezinho
Antoine de Saint-Exupéry

Penso que já vi este livro num post de alguém, mas não resisto a coloca-lo também, pois não conheço ninguém que o não tenha lido.
Este livro é intemporal, é mágico, é inspirador, é um compêndio ao amor e à amizade...
E tu já o leste?
O meu amigo Gonçalo passa a vida a colocar posts sobre o Principezinho, pois é o seu livro de eleição, pois é Gonçalo, parece que pela 1ª vez vou colocar um livro que já leste e releste milhares de vezes.


"- Não posso ir brincar contigo - disse a raposa. - Não estou presa...
(...)
O que é que «estar preso» quer dizer?
- É uma coisa que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer que se está ligado a alguém, que se criaram laços com alguém.
- Laços?
- Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê: por enquanto, para mim, tu não és senão um rapazinho perfeitamente igual a outros cem mil rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto, para ti, eu não sou senão uma raposa igual a outras cem mil raposas. Mas, se tu me prenderes a ti, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E, para ti, eu também passo a ser única no mundo...
- Parece-me que estou a começar a perceber - disse o principezinho. - Sabes, há uma certa flor... tenho a impressão que estou preso a ela...
- É bem possível - disse a raposa. - Vê-se cada coisa cá na terra...
(...)

15 comentários:

Jazz Manel disse...

Atenção quem não leu, está sujeito a pagar uma coima!...

Terreiro disse...

Bem quando li este livro, fui obrigado. Andava a estudar e inclusive, fiz uma frequência onde se analisava esta obra.
Quando algo se lê porque tem de ser, obrigatoriamente, as coisas parecem mais complicadas, mas gostei.

Abraços

GrimRipper disse...

Apenas o meu comentário ... Lindo!
Só quero corrigir um aspecto, na primeira tradução, a Raposa utiliza um termo muito mais lindo e muit mais abrangente, e visto esta ser a passagem de eleição para definir qualquer amizade, gostava de poder deixar esta minha observação. A 1ª tradução em vez de dizer, "estar preso", utilizava o termo "cativar"... e desde sempre esse livro me cativou. Por isso cuidado com as versões que compram. Por exemplo, a edição da Europa-América, é talvez a mais "vergonhosa" porque verte essa conversa entre a raposa e o principezinho, em "ter relações"... e porque digo vergonhosa? porque alguém já me disse, uma vez, que, este livro era um diário de um pedófilo. Não admira, com traduções assim.

Quanto ao resto, foi muito bem escolhido este livro.

M.M. disse...

É verdade, este é um daqueles livros que vai andar por aí, de post em post, durante muito tempo.
Sempre bom.

Ver disse...

O maior erro que se comete com este livro, é considerar que é um livro para crianças, elas geralmente não gostam e não voltam a ler quando é a altura indicada.

merdinhas disse...

Intemporal de facto. Mas vale a pena ler outros livros de Saint-Exupéry de que se fala bastante menos

As Musas disse...

Grimripper:

Tirei este texto da net ontem à noite, antes de me deitar e achei que algo me soava mal, mas como ainda não tinha tempo sequer para olhar para os blogs (o trabalho aperta em demasia) , não liguei.
Agora vejo o que soava mal, faltava o "Cativar", a minha versão do livro (que como se vê pela capa é bem usadinha e velhinha) não é assim, tem o Cativar, que acho uma palavra linda.
Obrigada pela observação.

igo... disse...

Enfim... um livro que amo, o meu livro favorito, o livro que guardo para a vida. Já o li muitas vezes e em todas elas, encontros novas coisas... Amo mesmo. Um beijinho, gmc
P/S: quem ainda não leu, vá já comprar :)

disse...

Um bom livro!

bjs
Zelia

sofia3r disse...

Escolheste a minha parte preferida, mas obviamente com o verbo cativar. Sempre muito bonito!

matarbustos disse...

óptimo livro :)

Algodão disse...

Ah... o estar ligado a alguém...
lindo,lindo,lindo!

Handprint disse...

Um bom exemplo de que um livro deve ser lido várias vezes! Jáo o li 3 e sempre com prespectivas diferentes!!! Pena é aqule que não o leu qd era mais novo!!! Mas mesmo assim vale a pena!!!!

sininhuh disse...

sem duvida um dos livros mais mágicos que alguma vez li***

Anónimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! doole texas accutane law career center Web seo colorado Oldsmobile logos verizon wireless plans phones Renault motor toyota marine sx v drive French holiday home insurance 20