10 abril 2006

Um passeio pela cidade

Hoje tive um guia muito especial a mostrar-me a cidade.
O meu filho mais novo, que em Março fez uma visita guiada pela cidade com a escola (saiu no público e tudo) e quis mostrar-me o que viu, ele está sempre atento quando o assunto lhe interessa e desta vez estudou bem a lição.
Almoçamos comida de plástico, sim no Mac, de vez em quando sabe bem.
Passeamos pelos jardins da Avenida Sá da Bandeira, subimos de elevador até ao início na faculdade e depois decidimos descer até à baixa por aquelas ruas estreitinhas... estávamos a descer e a conversar quando de repente ele diz:
- Espera aí mãe.... eu conheço este sitio...
- Ai é? (eu sabia onde estava, mas estava curiosa de saber se ele sabia...)
- AH já sei, se formos por aquela rua vamos ter à Sé Velha.
Agarrou-me na mão e disse:
- Anda, vou te mostrar a Sé Velha, tem lá uns claustros lindos lindos lindos...
Mas filho, os claustros estão sempre fechados, só se marcares. Mas, está quieto, ele queria ir e pronto.
Entramos na Sé e ele descreveu-me o que aprendeu e foi direitinho à porta dos claustros, empurrou-a e ficou triste a olhar para mim.
- OH Mãe está fechada.
- Deixa lá filho, havemos de vir cá com o Pai e vamos lá dentro, está combinado.
Há uns anos atrás também fui lá e fiquei deslumbrada e fico feliz por o meu filho em tão tenra idade apreciar tais belezas.

Foto: Sónia Nabais - Sé Velha - Coimbra

Seguimos caminho, pois ele queria mostrar-me os Arcos da Almedina e os seus famosos Mata Cães!
Mata Cães? Perguntam vocês.
Pois, eu conheço os Arcos e nunca vi tal coisa, nem sabia o que era.
Mas, mais uma vez ele demonstrou a paixão por histórias de guerreiros e absorveu o que o guia lhes ensinou.
Mata Cães, são aqueles buracos que se vê na foto, lá em cima, de onde a população atirava água a ferver, alcatrão ou óleo para derrotar os inimigos que passavam por baixo (aterrador, não acham?).
E pronto a nossa visita acabou, apanhamos o autocarro e fomos para o meu emprego que já estava mais do que na hora da minha entrada.
Foi uma hora de almoço super bem passada.

Foto: Sónia Nabais - Arcos de Almedina- Coimbra

Sem comentários: