08 julho 2006

Um fim de dia diferente.



Quando fui buscar o meu filho mais velho às férias desportivas na sexta-feira, mal sabia que ia ter um fim de dia diferente.
O que ele trazia na mão?
Uma andorinha.
Caiu do ninho e andava no chão de um gimnodesportivo. O Bruno foi logo em seu socorro e afastou todos os curiosos. Andou com ela o dia todo, foi inclusive ao teatro!
Rapariga letrada!
Trouxemo-la para casa e toca a enviar um email para a pessoa mais experiente que conheço: a famosa Formiguinha Atómica!
Esta rapariga é uma enciclopédia ambulante.
Ensinou-nos o que ela comia, como a tratar, o que fazer, como dormir, quais os locais que acolhem animais deste género, enfim... obrigada amiga, obrigada amiga, obrigada amiga, obrigada amiga, obrigada amiga, obrigada amiga, obrigada amiga, és o máximo.
Devo dizer que quando a entreguei hoje ao meio dia a um responsável por recuperação de animais fiquei com o meu coração pequenino e cheio de saudades.
Ela esteve connosco apenas das 17H30 de sexta-feira até ao meio dia de sábado, mas conquistou-nos a todos.

Quando nos via subia para a nossa mão e daí percorria toda a extensão do braço ou pela tshirt e subia até ao pescoço, ai adormecia.
Mas é uma andorinha, logo para que não morresse (isso só não acontece com a nossa sempre e boa Formiguinha) tínhamos que a entregar a quem de direito sabe tratar.
Mal entramos na Mata do Choupal ela teve uma reacção que me deixou super contente, espevitou a cabeça, abriu os olhos (pois um dos olhos ela mal abria) e começou toda contente a olhar de um lado para o outro e a espreguiçar-se.
Mal o senhor pegou nela disse:
- OH que simpática, esta safa-se de certeza, vou ensina-la a voar e daqui a dias já ai anda toda contente.

Queríamos agradecer ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres do Parque Florestal de Monsanto, pela prontidão com que nos ajudaram e claro novamente à Formiguinha, pois foi ela que nos deu o contacto.
O Paulo lembrou-se que aqui em Coimbra havia uma reserva natural do Paúl de Arzila, ligou para lá e disseram-nos que na Mata do Choupal tinham um elemento deles que recolhia animais selvagens e que os tratava.
Fomos até lá e soubemos que os animais (principalmente aves) que estão em mau estado e que precisam de mais ajuda, são levados para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto (Centro, que Lisboa nos tinha dito para contactar, mas que não tínhamos conseguido, pois andavam em patrulha).
Fiquei contente em saber que em Coimbra existe locais como este e também fiquei a saber que a própria GNR tem um departamento para tratar desse casos e futuramente a PSP.


Que Deus a guie nos seus voos de futuro.
Goza a liberdade andorinha simpática.

13 comentários:

Anónimo disse...

Não fiz mais do que a minha obrigação. Estamos cá para isso, para nos ajudarmos uns aos outros, nisto e noutras coisas. Espero que essa pequenita tenha um longo e feliz futuro! Era giro saberes quando será a libertação e assistir, registando obviamente esse importante momento. Bjinhos****

Anónimo disse...

PS - Um pequeno comentário a esta linha "Mas é uma andorinha, logo para que não morresse (isso só não acontece com a nossa sempre e boa Formiguinha)".

Por aqui, infelizmente, os passarinhos também morrem às vezes. Não sei fazer milagres, mas gostava mto...

aDesenhar disse...

Adoro andorinhas.
Tenho o meu beiral recheado de ninhos.
Nesta altura, é a fase mais difícil para uma jovem andorinha, a aprendizagem e o 1º voo.Ás vezes não corre bem e a queda é enevitável.
Estou sempre atento nos meus tempos livres, não vá estar por perto um gato glutão.
Já por várias vezes coloquei jovens andorinhas directamente no ninho.Não sendo uma tarefa complicada, requer alguns cuidados.Creio que sou bem recebido no seu mundo, pelo simples facto de ajudar na reconstrução dos ninhos, com uma simples oferta, Algodão.
Experimentem nessa altura, soprar da janela pequenos pedaços, de maneira a manter-se no ar durante alguns segundos.Por vezes chegam a pegar no algodão directamente dos meus dedos.
Sinto-me assim satisfeito por contribuir para o bem estar desta bela ave.
Que regressem para o ano são os meus votos, porque é sinal que teremos de novo Primavera.

:)

Caracolinha disse...

A formiguinha é do melhor que há ... já tenho tido oportunidade de testemunhar a magnífica actividade em prol dos animais e o entusiasmo contagiante ...

Beijoca encaracolada !!!! :)

Mocho Falante disse...

uau...que post fantástico...é sempre bom saber que mais uma ave foi salva graças à generosidade humana

beijocas e bom fim de semana

José Leite disse...

Lindo, enternecedor, digno de ser colocado na sociadade protectora dos animais, como exemplo a seguir.
Cheio de poesia!

Anónimo disse...

A andorinha devia ter o nome de Formiguinha Atómica :)

*

Meia Lua disse...

Ainda bem que existem pessoas que têm o coração grande e se importam!!! Como fico feliz quando ouço histórias como esta...
beijinhos

Anónimo disse...

Salvar uma só andorinha pode mesmo fazer uma Primavera! :)

Bom trabalho!

Anónimo disse...

Quando puderes manda-me os nomes e o nºs de telefone desse contacto da Mata do Choupal para eu acrescentar ao pdf que tem a listagem dos sítios onde se podem entregar animais.

Jinhos***

Anónimo disse...

I really enjoyed looking at your site, I found it very helpful indeed, keep up the good work.
»

Anónimo disse...

Best regards from NY!
stretching and running Adults hardcore Uses for tenuate Milf seeker search com chubby Wellbutrin xl insufflated busty milfs vicky Coolant sensor test gmc 1986 laserjet printer cartridges Barry truhall pearl tv milf oldest http://www.big-cocks-4.info/Parting-milfs.html Hot teen fuck 1 Price of 2002 chrysler sebring gas engine milfs next door dvds northwest airlines flights to madison

Anónimo disse...

Enjoyed a lot! Civil court lawsuits Ebay pda search canada Protonix cancer