09 março 2006

Uma iniciativa de louvar

Foto retirada deste site


Percursos “Comboio e Natureza”
Vem descobrir áreas naturais em Portugal

A CP - Comboios de Portugal tem o maior prazer em convidar-vos para a descoberta de três áreas naturais em Portugal, utilizando o comboio como meio de transporte, numa lógica de "intra-rail".

Os percursos apresentados, que denominamos "Comboio e Natureza", têm como objectivo principal incentivar a descoberta das áreas naturais do nosso país como espaços privilegiados para o turismo e lazer, em que a utilização do comboio se apresenta como uma aposta fortemente compensadora.

Na verdade, a opção pelo comboio revela-se cada vez mais importante na tentativa de suster os efeitos altamente negativos que a utilização de outros meios de transporte nomeadamente os motorizados estão a provocar no nosso planeta.

Assim, há que procurar sensibilizar o público para os impactos da prática do turismo, fomentando a adopção de comportamentos ambientalmente sustentáveis, como o uso do comboio e da bicicleta, bem como o dos percursos pedestres como meios de descoberta das áreas naturais.

Nesta perspectiva, foi dado particular ênfase a um conjunto de infra-estruturas de apoio aos adeptos do turismo de natureza, das caminhadas e do ciclo-turismo, que venham a utilizar o comboio e a bicicleta como meios de transporte ecológicos e saudáveis, em estreita interligação. Neste contexto, informamos que é possível o transporte de bicicletas em comboios Regionais e Inter-regionais gratuitamente.

A escolha das três áreas sugeridas nestes guias teve como linha orientadora a sua localização em regiões geográficas distintas e que abrangessem habitats muito diferentes, de modo a reflectir a diversidade natural e cultural de Portugal. Pretendeu-se, desse modo, escolher uma área montanhosa ou de alcantilados do interior norte/centro, uma área estuarina ou costeira e uma área de planície mediterrânica.

Desta forma, a CP Regional convida-o a participar neste projecto, que elaborámos com a colaboração da LPN - Liga para a Protecção da Natureza, e relembra a sua disponibilidade enquanto contacto privilegiado para colabora na organização das suas viagens.

Informamos ainda que poderá consultar os roteiros Comboio e Natureza no nosso site http://www.cp.pt/cp/displayPage.do?vgnextoid=87cbd5abe2a74010VgnVCM1000007b01a8c0RCRD.

Com os nossos melhores cumprimentos,
Gestão Linha do Oeste e Ramal de Tomar

6 comentários:

Anónimo disse...

Isto interessa! Vou espreitar o site.

Ah! Algo está mal nesse link;)

Unknown disse...

Sim senhor, gostei da atitude.
Temos que olhar em frente, criar condições para permitir a abertura de novos horizontes.

Abraços

Living Place disse...

Link rectificado.
Bigada Formiguinha

Anónimo disse...

Uma boa proposta de viagem... bem preciso :) :).

Um beijo e bom fim de semana... encontramos-nos no sábado.

gmc

Sofia Pinheiro disse...

Boa informação!

Amaral disse...

Concordo em absoluto: uma iniciativa de louvar! E há muita coisa neste rectangulosinho que a maioria dos portugueses desconhecem! Não é preciso procurar lá fora!...