20 junho 2006

Horta à Porta

É destas boas iniciativas que o planeta precisa.

Dê uma espreitadela na Horta da Formiga,

na secção da Horta à Porta.



Horta à Porta - hortas biológicas da região do Porto

Horta à Porta – hortas biológicas da região do Porto, é um projecto que visa promover a qualidade de vida da população, através de boas práticas agrícolas. Apesar de já existirem na região do Grande Porto alguns projectos de compostagem caseira, hortas pedagógicas e agricultura biológica, é ainda muito limitada a sua divulgação e acesso à população.

A criação de uma rede desta natureza reveste-se de enorme importância, pelo que a Lipor, na tentativa de optimizar os espaços, a informação e os meios existentes na Região, lançou o Projecto Horta à Porta. Esta iniciativa passa não só pela criação de espaços verdes dinâmicos mas também pela promoção do contacto com a Natureza e de hábitos saudáveis sem esquecer a redução de resíduos.

Na prática,este projecto pretende disponibilizar talhões de aproximadamente 25 m2 a particulares interessados em praticar a agricultura biológica e a compostagem. Ao receber o talhão de terreno, os futuros agricultores recebem também formação em agricultura biológica (para amadores!).
Queremos proporcionar a todos a possibilidade de cultivarem a sua pequena horta, com a garantia de qualidade dos produtos, de melhor saúde e ambiente.
Os produtos são para consumo próprio, é disponibilizada água e um local para armazenar as ferramentas. É ainda disponibilizado um compostor comum.

4 comentários:

Mocho Falante disse...

olha aqui está uma iniciativa engraçada. Só visitei uma vez uma cultura biológica e foi no Alentejo na exploração de uns alemães. E na altura eles estavam com imensa dificuldade em manter a exploração por falta de apoios

beijocas

Anónimo disse...

Nem me fales em agricultura!!! Hj sou a pessoa mais feliz do mundo... exactamente por causa da minha amada agronomia...
A vida é bela!!
Um beijinho, gmc

teresa g. disse...

Aqui está uma óptima ideia! Vi iniciativas deste género em Amsterdão, já há 14 anos, e sorria ao ver aquela gente a ir trabalhar nas horas livres para as hortas fora da cidade e pensar 'havia de ser em Portugal!' Felizmente que por aqui as mentalidades vão evoluindo nesta direcção! Olha se calhar também vou pôr um link lá no meu sítio, se arranjar um bocadinho de tempo.

Estou a ver que também encontraste os jacarandás em Coimbra! Em Águeda também já há, embora pequenas, já dão flor!

Bjinho

Anónimo disse...

Que bela iniciativa! Só é pena que onde eu vivo não hajam destas ideias! Sendo assim, fico-me pelos meus vasos.

jinho.