29 novembro 2005

Símbolos Religiosos nas escolas

Tela retirada do Site da Josephine Wall

As Leis do meu país surpreendem-me cada vez mais.
Proibir símbolos religiosos nas escolas.
Não seria mais fácil, permitir TODOS os símbolos religiosos nas escolas?
Porque reparem, a lei foi feita para abolir as "cruzes" nas salas de aulas (confesso que também não me agrada ver um cristo crucificado enquanto estudo) , mas gostaria de ver Anjos, Budas e demais símbolos, ensinando às nossas crianças desde muito cedo, que todos os povos e todas as crenças devem de ser respeitadas.
Isso é muito importante para a formação das crianças, aprender a respeitar e a tolerar os ideais e crenças dos outros, que apesar de serem diferentes não são erradas.
Já viram bem que poderia ser a base para a abolição no futuro das "Guerras Santas", apesar de nunca ter entendido este conceito, como é que uma guerra pode ser santa????
Outra coisa que me preocupa:
- Também vamos abolir o Natal das escolas? Porque que eu saiba o Natal é um símbolo religioso...
Isto dá pano para mangas.....

10 comentários:

Fernanda Carvalho disse...

Em parte tens razão... O Natal, por ex., é uma festividade Cristã, se calhar tb deveria ser abolido como feriado nacional, não? Não queremos ser preconceituosos só com 1 religião, pois não?...
Mas de certa maneira até entendo a questão dos crucifixos. Se eu fosse judia ou islâmica provavelmente não concordava que os meus filhos tivessem nas suas salas de aula simbolos de outra religião que não a nossa. Daí o optarem por tirar tudo.
No fundo é uma questão muito dúbia, não concordas?
~º(",)º~
Fernanda

Arte da Luluzinha disse...

Olá, vim retribuir a visita e acabei por ler todos os textos, adoro ler e a forma como vc escreve é muito gostosa. Minha filha veio dar uma olhadinha quando viu a foto do cachorrinho, pois amamos os cães :D
Espero poder fazer parte da sua lista de amigos, já irei colocar vc na minha.
Beijocas e um lindo dia.
Hoje tenho novidades no meu blog:D

Eva Shanti disse...

Como se todos os problemas na Educação em Portugal passassem pelos cruxifixos nas paredes...

Se se preocupassem com os buracos dessas paredes, com os telhados que deixam passar água, com os aquecimentos que não há, com os programas escolares, com a qualidade do ensino... Mas não, vai-se ao formal e acessório, em vez de atacar o que é material e principal!

Bjs

igo... disse...

Olá! O teu post é totalmente diferente do meu, só o assunto é o mesmo. Aliás o teu post lança uma outra discussão, se somos um país laico, não faz sentido, comemorar no calendário civil, os feriados de 1 de janeiro, 8 de dezembro, 25 de dezembro, 15 de agosto, sexta feira santa e domingo de páscoa... todos estes feriados são católicos... logo não deveriam ser feridos, mas sim dias iguais a tantos outros... é uma contradição da lei, proibir crucifixos e não proibir outras manisfestações nacinoais de catolicismo. Enfim é a sociedade que temos, é o governo que temos... Os católicos de certeza que não ficarão abalados com "brincadeiras" e leis ridiculas... Um beijo, gmc

Formiguinha disse...

Concordo com o teu ponto de vista inteiramente. E discordo totalmente do facto de só haver simbologia cristã nas escolas e nos hospitais. E as outras confissões? O Estado confessional já foi abolido da Constituição há imensos anos. Porquê perpetuar? E os feriados relacionados com a fé cristã? Também deviam ser abolidos. E porque é que o Estado financia quase a 100% as Igrejas cristãs e não dá dinheiro a torto e a direito às outras confissões/religiões/crenças seja lá o que forem ou o nome que tiverem! Jinhos****

adesenhar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
adesenhar disse...

Isto dá pano para mangas... e bem compridas :)
tapar o sol com a peneira não é solução.
Que dizer por ex. das aulas de religião e moral! se bem que opcionais claro.O rol de datas festivas religiosas é vastíssimo como aqui já foi referido, poderiam ser tbm objecto de reapreciação!
quer queiramos ou não é um tema bem mais complexo do que pode parecer assim à vista desarmada.outros valores se levantam neste momento.Só o tempo o dirá.
por vezes convém atirar uns casos destes ao ar e esperar por reacções!
não será mais um tema para desviar uns olhares mais atentos, de assuntos bem mais importantes, que mechem com o bem estar e talvez o futuro de um povo!
... desconfio sempre de manobras de diversão deste género.

:)

maria flor disse...

Para mim isto é uma estratégia para desviar atenções. Mas já agora, também vão retirar os textos dos manuais escolares que incidem sobre a temática da religião? Se calhar, vamos deixar de estudar, por exemplo, "O Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente.
Talvez nem todos gostem da ideia, mas somos um país de maioria católica - já não é só religião, é parte da nossa cultura!

siri disse...

em relação ao "pai natal" talvez não, dado que os diferentes governos têm medo e prestam vassalagem aos americanos, logo, nunca fariam nada.

Anónimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP »