13 janeiro 2006

3 R

Newsletter da 3 R


Devido à iniciativa de "Um livro à Quarta", dei com um blog simples e muito educativo, gostei logo que o li, é o Blog 3R da Sofia Pinheiro.
Reciclar não é tão difícil como alguns pensam, é tudo uma questão de educação e de hábito. Mais nada.

Eu já reciclo mais ou menos à 13 anos, comecei no Porto, quando estava no fim do tempo para ter o meu filho mais velho, como estive forçada a estar um mês de cama para o bebé não nascer antes do tempo, via uns programas fantásticos que dava na 2 sobre famílias de diversos países do mundo e os seus processos de reciclagem.... foi há 13 anos, mas em Portugal ainda não há nem um 10º desse processo, por falta de vontade, só pode.
Nessa altura comecei logo a separar tudo, a minha lavandaria era uma lastima de lixo, comprei uma estante de metal com vários andares de propósito para colocar lá as coisas por temas, depois ao fim de semana metia tudo no carro e ia até à ETAR na Maia despejar.
Agora é mais fácil, temos os Ecopontos à porta.
Não custa nada reciclar.
Eu já não consigo deitar uma caixa de iogurte para o lixo, isso para mim é impraticável.
Vou dar-vos um exemplo simples e fácil, depois é o habito que nos transforma:
Quando chego a casa e me ponho a fazer o jantar, tenho sempre dois sacos de plástico de supermercado presos nos puxadores dos armários da cozinha. Conforme cozinho e vou desembalando os diversos materiais para a janta vou separando: as latas do milho para um saco, os pacotes de leite para outro, as cascas dos legumes para o lixo (quando não é para o tambor para fazer estrume), os plásticos que envolvem a carne, tudo separado. No fim é só colocar cada saco no seu devido caixote.
Nem imaginam a redução de lixo orgânico que conseguem num simples jantar.
Vá lá não custa nada e a natureza agradece.

7 comentários:

I N T E I R O S disse...

Um bom dia com sol

saloia disse...

I do exactly the same Sonia..two bags to seperate the trash. It confuses me to plastic bas in the regular trash! Thanks for the site. I hope we can meet for tea very soon
bjs
Mary

António A. Antunes disse...

olé.

Amaral disse...

Reciclar - "moda" que custou a cá chegar, mas ainda não está enraizada…
O teu exemplo é um bom testemunho. É uma questão de hábito, não?...

Mocho Falante disse...

Cá em casa também se recicla, aliás já reciclámos os maus hábitos de não separar o lixo. Afinal de contas não custa nada e ajuda muito
Beijocas

Unknown disse...

Eu sei … é tão simples … fácil, nada complicado.
Mas … confesso, nem sempre tenho essa preocupação, só quando mexo com grandes quantidades, ai sim, separo tudo … Mas ainda não perdi a esperança de conseguir fazer a separação diariamente.

Abraços

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » »