11 janeiro 2006

Um Livro à Quarta ( II )


Sangue Romano
de Steven Saylor

Um mistério na Roma antiga....




Só pelo título não o ia ler de certeza absoluta, se não fosse a minha sogra, que tem os mesmos gostos de leitura que eu, me dissesse que era um escritor espectacular.
Decidi ler o 1º - “Sangue Romano” e desde aí nunca mais parei, as histórias são empolgantes, são policiais cheios de mistério e só no fim dos livros é que descubro o assassino (há sempre mortes), aprende-se imenso sobre Roma antiga e nem nos apercebemos disso.
Eu, que nunca gostei de História, adoro os livros dele e há certos modos de vida muito na voga actualmente e que afinal já eram praticados pelos Romanos(homossexualidade, pedofilia, etc), ouve algumas coisas que me surpreenderam bastante.

Todas os enredos se baseiam na descoberta do assassino pelo Goardiano (uma espécie de detective), para quem estiver interessado em ler, deve de começar mesmo pelo 1º livro, pois os outros todos seguem um percurso de tempo na História igual ao da idade do Goardiano, ele inicia o livro andando na casa dos 30 anos e o último que li já tinha cerca de 60 anos e assim vai contando a História da Roma Antiga.
Não sei se saiu mais algum além dos que indico abaixo, mas estes foi os que li.

Por ordem cronológica:

  • Sangue Romano
  • O Abraço de Némesis
  • O Enigma de Catalina
  • O Lance de Vénus
  • Crime na Via Ápia
  • Rubicão
  • Desaparecido em Massília
  • A Casa das Vestais
P.S. : Conforme a adesão a esta iniciativa, vou colocando na barra do lado esquerdo,
os Blog que fazem o seu post de "Um livro à quarta"

13 comentários:

M.M. disse...

Bom dia

Não conheço o livro, nem o autor, mas fiquei com curiosidade.
Um beijinho.

Folha de Chá disse...

Venho agradecer a visita. :) Não conheço o autor, nem os livros. Mas a curiosidade ficou desperta. Aprender história, misturando-a com mistérios, parece algo a explorar. :)

Mocho Falante disse...

Bem hoje anda tudo a aconselhar literatura...muito bem!

Sofia Pinheiro disse...

Gosto muito do "Esteves Marinheiro" como chamo ao Steven Saylor, por brincadeira. Os romances históricos são 2 em 1, aprende-se sem dar por nada e ainda tiramos prazer da leitura. Boa escolha!

Anónimo disse...

Miga, que raio se passa com este post que está com a letra TÃOOOOOOOOOOOOO pequena? O_O Bjinhos***

Anónimo disse...

PS - A ver se, finalmente, esta quarta posto sobre um livro! Em duas semanas, já li dois e não escrevi sobre nenhum!

sarapico disse...

bemm!!!!! eu já li dois livros deste escritor e pelo nome não o escolheria e só o li pq começei por ler aqueles livros gigantes da collen mclough, li essa colecçao toda e adorei saber as histórias de roma antiga os hábitos (tão parecidos aos nossos!!!)as intrigas, as matanças pelo poder como morreu júlio césar!! gostei tanto dessa colecção q quando soube q estes livros do stevem saylor retratavam essa altura li logo!! foi como um reviver um matra de saudades daquelas personagens que já me eram familiares!! e depois quando mete mortes assassinatos e mistério melhor ainda!!!e como é uma escrita simples torna-se muito visual quase que consigo fazer um filme na minha cabeça!!!!olha adorei a tua escolha!!!

Unknown disse...

Humm, ainda não li, mas fica definitivamente na (enorme) lista mental :)
(também aderi à iniciativa :) )

sm disse...

Passei o dia todo a ver se conseguia ler este texto, agora já consigo...

Nunca li, estou como tu, só pelo título não leria de certeza, apesar de adorar romances históricos (ai, ai, não gostar de história?!?! ;) onde é que já se viu!!!), a Antiguidade não é decididamente a minha época favorita, mas vou registar!!

:)
Sandra
PS Vou abusar do teu canto:

---------
Formiguinha,

Faz favor de aderir!!! Já te vou chatear!!! ;)

Unknown disse...

Não conheço... mas fiquei curioso.
Roma / Romanos marcaram muito a nossa História, será interessante ler!

Abraços

Anónimo disse...

Um livro à quarta, um comentário à quinta :)... Não conheço o livro, nem o autor... Mas já tinha ouvido falar nele em tua casa... Esta iniciativa é engraçada... Um beijo, gmc

Dina Domingues disse...

estes livros são fantásticos, para quem gosta do género claro. descrevem a época romana, tem mistério, detective simpático. tenho todos, o único problema que tive foi acabar um livro antes de sair o próximo. nunca decorei nome de autores, excepto deste, porque realmente não queria perder os livros dele

Neoarqueo disse...

Conheço o autor e já li muitos livros dele. Aconselho vivamente.