17 maio 2006

Um Livro à Quarta (XIX)

"UM"
de
Richard Bach
Seríamos os mesmos se soubéssemos
o que nos espera para lá do espaço
e do tempo?


"E se o espaço se deslocasse e o tempo se desdobrasse e pudéssemos falar cara a cara com as pessoas que fomos no passado, com as pessoas que somos em tempos de vida paralelos, em mundos alternativos?
O que lhe diríamos, que lhes perguntaríamos?
Em UM, Richard Bach conta a viagem feita com a mulher, Leslie, a reinos onde a sobrevivência depende da sua capacidade de descobrirem o que outros aspectos de si próprios aprenderam ao longo de caminhos por onde nunca enveredaram, onde a imaginação e o medo são instrumentos para salvar mundos e para os destruir, onde morrer é um passo para se ultrapassar a morte."
Lembro-me, que quando li este livro, ainda o meu filho mais velho não tinha um ano e que me impressionou (pelo lado positivo) este livro, porque a certa altura ele diz mais ou menos isto:
Todos os dias, a toda a hora, nós optamos, consciente ou inconscientemente o caminho pelo qual seguimos na nossa vida, nós estamos numa estrada e encontramos um cem número de bifurcações desse caminho, nós seguimos por um e se optássemos por outro?
Já imaginaram que a nossa vida poderia ser completamente diferente?
Eu imaginava-me na altura que conheci o meu futuro marido… e se eu não tivesse ido a festa do solstício na primavera, estaríamos juntos? Teríamos aquele filho que tanto amava?
Já pensaram nisso?

10 comentários:

Marco Magalhães disse...

Certamente que a vida é construída passo a passo.
Se não tivesse ido à festa, teria certamente outra vida. Mas o belo da vida é que não se muda aquilo que se fez, isto é válido para o bem e para o mal.
Parabéns pelo Blog

Fernanda disse...

As minhas "Conversas com Ela" vão exactamente nesse sentido.
Eu acho que cada vez que eu tomo um caminho, outra de mim toma o caminho exactamente oposto. Universos pararelos, será que existem?

Anónimo disse...

"Seríamos os mesmos se soubéssemos
o que nos espera para lá do espaço
e do tempo?", a esta pergunta acho que respondos que não... se soubessemos o que nos espera, preparavamo-nos para essa chegada... Este libro deve ser fantástico... Um beijinho, gmc

Titá disse...

Fiquei curiosa...vou ler esse livro.
Obrigada pela dica.
beijo

Mocho Falante disse...

é simplesmente fabuloso já o li há muito e de facto adorei

Beijocas

Anónimo disse...

Adorei "as ilusões" de Richard Bach, e este também parece tentar-me.
Vi-te num blog amigo e convido-te para apreciares os meus chapelinhos.

Amaral disse...

Richard Bach, um meu preferido!
Um fim de semana com muita paz, ternura no olhar e amor no pensamento e nas acções.

Aldora disse...

Que seria se na fracção de segundos algo não tivesses acontecido, tudo é tão estranho por vezes, outras vezes parece que teria sempre que ser, como foi. Eu também me interrogo muitas vezes se seria quem sou, se tivesse seguido por outras opções, na minha vida. É mesmo um grande mistério isto de sermos quem somos.
Bom fim de semana
Beijinho
Aldora

Estela Mata disse...

Gosto deste e de outros livros deste autor, faz-nos sempre pensar nas coisas de uma forma diferente, ou pensar simplesmente em coisas q nunca tinhamos pensado antes!

Anónimo disse...

Looking for information and found it at this great site... Bingo dabber maytag washers legacy