02 novembro 2005

Convenção de Pombas

Foto: Sónia Nabais
Coimbra

Parece que estão todas à espera que venha o palestrante.... deve ser uma convenção sobre gripes, por isso estão todas tão atentas.

Ora aqui ficam alguns conselhos fáceis de seguir (embora não me conforme com os ovos estrelados) e que se podem tornar úteis, mais vale prevenir....

"A carne de aves e os ovos devem ser cozinhados acima dos 70 graus, temperatura a partir da qual é destruído o vírus da gripe das aves, segundo uma recomendação da Autoridade Portuguesa de Segurança Alimentar.

Embora não haja evidências de que este vírus (do subtipo H5N1) se transmita por via alimentar, a APSA entende que deve ser seguido o princípio da precaução e indicou algumas regras para cozinhar aves de modo seguro.

Para verificar se a carne está devidamente cozinhada não devem existir partes com um tom rosado, nem sair suco com fragmentos avermelhados ou rosados. (nunca procedi de outra forma)

Os ovos devem ser cozidos até que as claras e as gemas estejam duras. (aaaahhh isso é que não!)

As aves e ovos crus não devem estar em contacto directo com outros alimentos, como saladas, fruta ou refeições preparadas.

Os pratos, talheres ou outros utensílios que tenham estado em contacto com a carne de aves ou com ovos crus, devem ser lavados com água quente e detergente antes de serem reutilizados." (como é que normalmente lavam a loiça???)



3 comentários:

Anónimo disse...

Está provado cientificamente que os pombos são uma das aves mais resistentes a este estirpe de gripe das aves.

Caiê disse...

Muito boa, a foto! Uma convenção à maneira!

Anónimo disse...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it »