27 dezembro 2005

Tsunami

Imagem retirada do site :
Quanto ao Tsunami, não haverá muito a dizer, nem valerá a pena falar de toda a desgraça que daí veio, essa infromação já nos foi dada pelos meios de comunicação e todos nós temos uma pequena noção do que se passou.
Agora o que me fascinou no que vi ontem num programa da RTP1, foi aquele povo antigo, penso que disseram que era um dos povos mais antigos da terra ainda a viver segundo as leis dos antepassados.
Temeu-se que o povo tivesse sido dissimado pela onda e quando tiveram acesso à ilha perceberam que nem um habitante morreu.
Porquê?
Porque no conhecimento transmitido pelos antigos, quando o mar recuar assim tanto, só significa que quando o mar voltar vem furioso e com muita força, pois o mar e a terra estão sempre a reclamar território um ao outro, por isso, nessas alturas o povo tem que fugir para as montanhas e só regressar quando o mar e a terra tiverem chegado a um acordo.... e assim foi.
Não ouve desgraça no seu povo, para eles isso é natural, tinham as casas destruidas, mas tudo estava normal novamente com os espiritos.
Qundo lhes perguntaram porque acharam que os outros povos das ilhas desvastadas não tiveram termpo de fugir, simplesmente disseram: se eles soubessem ler os sinais dos espiritos tinham percebido.
Quem é que é primitivo afinal ?

6 comentários:

Eva Shanti disse...

Nada como a sabedoria popular!

Bjs

saloia disse...

obrigado por partilhares. Gostei. Beijinhos!

Rosa disse...

È de facto uma lição para todos aqueles que não têm "tempo" para ver.

Anónimo disse...

Sou muito céptico em relação aos sinais dos espiritos... o que aconteceu tem principios cientificos... e na minha opinião não teve interferencia de ninguem. Os povos desses territorios, não morreram, porque não são eles que vivem nos resort de luxos... Mas gostei do post... Um beijinho, gmc

Amaral disse...

Tens toda a razão. Os povos índios da América, que foram quase "dizimados" também é outro exemplo da sabedoria que existiam naqueles anciãos, fruto do conhecimento dos seus antepassados, passado de geração para geração.
Nessas tribos mais milenárias, os recém-nascidos eram educados por esses velhos anciãos e não pelos pais, porque eram aqueles que transmitiam o conhecimento às crianças. Enfim, sinais dos tempos: hoje, por exemplo, uma jovem mãe de 17/18 anos educa o seu filhos, quando ainda ela não viveu a sua própria vida e ainda não retirou das suas experiências o conhecimento que a vai ajudar a crescer...
O teu post, para além do link que contém, é uma prova de que o "saber" nem sempre nos é dado pelo mundo material…

Unknown disse...

Estive a ver um documentário, com alguns testemunhos do dia em que tudo aconteceu, impressionante.
Com tantos alertas da natureza, 60 minutos de aviso e ninguém se apercebeu de nada.
A voz do tempo ainda é uma grande razão e a natureza, quando quer, consegue qualquer coisa.

Abraços